quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Biodiesel no supermercado


O Carrefour, em parceria com o Cargill, lançou nesta quarta-feira (7/12) um projeto de captação de óleo vegetal usado e posterior transformação em biodiesel nas nove lojas do supermercado na região metropolitana do Rio de Janeiro. A iniciativa é um extensão do projeto desenvolvido em São Paulo, que já resultou no recolhimento e transformação em B100 de aproximadamente 211 mil litros de óleo vegetal utilizado em frituras. 
 
O óleo coletado nas lojas do Carrefour pela Cargill é transportado para a companhia SOS Óleo vegetal e transformado em B100 e glicerina. A empresa pode então vender o biocombustível a preços mais acessíveis para outras empresas e cooperativas.
A companhia SOS não tem nenhum custo na aquisição do óleo, mas deve arcar com os gastos de logística e na transformação propriamente dita em biodiesel. A companhia utiliza para isso a tecnologia criada pela gaúcha Biotechnos, responsável pela idealização e montagem de mini usinas móveis de biodiesel capazes de processar entre 500 e 1.000 litros de óleo a cada oito horas. 
O Carrefour pretende expandir o projeto para as lojas de Minas Gerais até o primeiro trimestre de 2012 e até o resto do país, no final no próximo ano. O projeto foi arquitetado pelo Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro (Prove), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente. 

Fonte: http://www.energiahoje.com.br/online/biocombustiveis/biodiesel/2011/12/07/443917/biodiesel-no-supermercado.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário